Livros

Como voltar a ler depois de uma pausa

15/07/2021
voltar a ler

Acontece a todos. Todos os leitores acabam por, em algum momento, ter uma fase em que simplesmente param de ler. Ou porque ficam com uma ressaca literária depois de um livro muito bom ou porque a vida simplesmente não está a deixar grande espaço para livros. Acho que todos acabamos por ter uma fase deste género.

No último ano, passei duas vezes por momentos destes. Parei de ler porque, por um motivo ou outro, não estava a conseguir ler. Quanto mais tempo passava sem ler mais parecia que ia custar a voltar. Depois recorri às minhas estratégias habituais e voltei ao meu estado normal de leituras.

A pensar nisso, decidi que estava na altura de estas estratégias deixarem de estar confinadas à minha lista de ideias para publicações e venho finalmente partilhá-las contigo, para que também possas partilhar as tuas próprias estratégias.

5 Formas de Voltares a Ler Depois de uma Pausa

  • Experimenta um formato de leitura diferente. Costumas ler só livros físicos? Experimenta um ebook ou um audiolivro. Eu não consigo adaptar-me a audiolivros, mas variar entre ebooks e livros físicos ajuda-me muito.
  • Ainda tens livros por ler em casa? Então não compres livros! Aquela actividade de tirar os livros das prateleiras só para voltar a arrumá-los lá é-te familiar? Sempre que o faço encontro livros por ler, que já nem sabia que por ali andavam. Quem sabe na tua lista de livros por ler encontres uma leitura que quebre o gelo.
  • Também podes optar pelo oposto e comprar um livro novo. Mas só um! Escolhe um livro que andes a querer há muito tempo e que queres ler já e compra-o, com o compromisso de que lerás assim que o tiveres em mãos. No entanto, nada de batota: compra só um livro de cada vez.
  • Algo que faço muito é reler os meus livros preferidos. Nem sempre acabas a sentir o mesmo pelo livro, mas saber o que nos espera dá o conforto necessário para avançar na leitura sem grandes preocupações.
  • O teu problema é decidir o que ler? Eis uma forma diferente de escolher livros que descobri há uns anos, num vídeo da Pam Gonçalves, penso eu. O Goodreads permite-te organizar as tuas estantes de várias formas. A que uso quando não sei o que quero ver é a random. Nesta forma de organização, a plataforma organiza a lista de forma aleatória. A escolha recai sempre no primeiro livro.

O que não deves fazer quando estás a lidar com uma ressaca literária

É bom poder dizer-te o que fazer para ultrapassar a ressaca literária, mas há algumas coisas que tenho de te dizer sobre isto. Às vezes gosto de aproveitar a ressaca literária ao máximo. Não tens de estar sempre a ler, não tens de ler sempre cinquenta livros por ano, não tens de estar sempre a ler novidades. Às vezes é mesmo bom aceitar que a ressaca literária veio e que temos um tempo para repensar as nossas leituras.

Sei que há muita gente que se sente um bocadinho ansiosa por ver os outros a ler tanto e não estar a fazê-lo também, mas há uma certa magia em fazer a nossa própria cena, sem ficarmos vidrados no que os outros estão a ler, ou no quanto os outros estão a ler.

A ressaca literária pode vir por muitos motivos, mas se vem porque estás a comparar demasiado as tuas leituras com as dos outros então dá uns passos atrás e liberta-te dessa pressão. Os livros são demasiados preciosos para serem a causa da tua ansiedade.

como curar ressaca literária

Gostaste deste conteúdo?

  • Reply
    Inês Mota
    15/07/2021 at 10:33

    Estou a 100% alinhada com as tuas dicas e com o teu insignt sobre leitura e a pressão da comparação. A leitura, para mim, sempre foi um meio de escape e é assim que a continuo a encarar. Se me apetecer ler, leio. Se não me apetecer ler, não me cobro por isso. Mas a estratégia de ir atrás de um livro que está na wishlist há muito tempo é quase infalível, confesso 😀

  • Reply
    Andreia Morais
    15/07/2021 at 18:55

    Sinto que a melhor forma é mesmo aceitar. Faz parte e podemos aproveitar essa pausa para nos dedicarmos a outras paixões que possam estar mais esquecidas. Claro que nem sempre é fácil fazê-lo, mas é importante tentarmos, até para não cairmos no erro de nos cobrarmos

share your theory

%d bloggers like this: