Blogosfera Vida

Calendário Editorial 2022: como utilizar [freebie]

11/12/2021
calendário editorial 2022

Uma das coisas mais inesperadas que aconteceu na vida deste blog foi partilhar o meu calendário editorial e ver pessoas a usá-lo. Foi inesperado. Honestamente, pensei que seria mais uma partilha que vinha para o blog sem grande efeito. Felizmente, correu muito bem. Por isso, chegou a vez do Calendário Editorial de 2022.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, vou explicar-te tudo sobre o calendário editorial e no final da publicação podes fazer download do ficheiro em formato .xlsx (abre em excel ou noutro programa que funcione com folhas de cálculo).

O que é um calendário editorial?

Um calendário editorial não é mais do que um calendário ou uma tabela onde apontas os conteúdos que planeias fazer e publicar em determinado período de tempo.

É usado com os mais variados propósitos: para publicações em blogs, publicações em redes sociais, vídeos no Youtube, newsletters, episódios de podcasts… enfim, para tudo o que exija conteúdos.

Como utilizo o calendário editorial

Já o disse várias vezes, mas vou mesmo ser repetitiva: gosto de métodos de organização simples, que me permitam flexibilidade e aos quais consiga aceder num instante, sem gastar muito tempo a tentar aplicá-los. Uso o Google Calendar há anos, para ter acesso constante à agenda, e estou a experimentar um digital planner no tablet, como forma de agenda mais completa.

No caso do calendário editorial tenho-o preferido digital: é mais simples e mais flexível. Para mim, faz sentido juntar todos os meus projetos digitais num só calendário, por isso tudo o que seja blognewsletter ou podcast fica junto no mesmo calendário.

O Calendário Editorial 2022

Como já disse, este calendário está feito em formato .xlsx, ou seja, não é mais do que uma folha de cálculo, facilmente editável em Excel ou mesmo no Google Sheets. É um ficheiro que tenho sempre sincronizado com a drive, portanto posso aceder-lhe em qualquer parte, mesmo sem computador.

Em relação à edição de 2021, fiz mudanças muito simples: alterei as cores e incluí algumas datas relevantes em todos os meses, para poderes pensar em conteúdo mais facilmente.

Tal como no ficheiro do ano passado, as primeiras três folhas são mais gerais: temas e objetivos para o ano, ideias para publicações e estatísticas.

Folha 1: O teu blog em 2022

A primeira folha do ficheiro inclui uma visão geral do blog em 2021. Nesta folha podes definir os temas e a frequência com que queres abordá-los e ainda escrever os teus objetivos para o blog.

Vou já admitir: não usei esta folha no ano passado, porque aponto os objetivos separadamente e porque optei por não definir frequências temáticas. No entanto, decidi mantê-la porque ainda acredito que pode ser útil.

Folha 2: Banco de Ideias

Também não é a folha que mais uso, porque acabo por ter este banco de ideias numa lista do Notion, mas a objetivo aqui é apontares as ideias que tens, em que tema se inserem e em que formato queres desenvolê-la (texto, vídeo, etc.).

Folha 3: Estatísticas

Por fim, chega a folha dedicada às estatísticas. Tenho um ficheiro separado para as estatísticas, que uso há anos, mas a tabela é exatamente a mesma. O propósito é mesmo apontar e controlar os seguidores ou outras estatísticas relevantes para o teu blog ou mesmo para um canal de Youtube ou podcast.

Em todas as células podes escrever números ou texto. No caso das células das visualizações facilitei-te a vida e já tens a soma automática para saberes exatamente o valor final.

Visão mensal

Depois destas três páginas iniciais tens então uma folha para cada mês do ano. Aqui verás em branco os espaços destinados a cada dia. Se, tal como eu faço, incluíres mais do que uma vertente de conteúdo, aconselho-te a mudares a cor da célula de acordo com o conteúdo. Para mim, a componente visual é importante para me ajudar a orientar.

Ao lado do calendário introduzi duas colunas: uma para datas relevantes e outra para tarefas. Como já disse, vais encontrar já algumas datas relevantes para o mês.

Espero que o calendário editorial 2022 te seja tão útil quanto acredito que vai ser para mim. Agora só precisas mesmo de descarregar o ficheiro e meter mãos à obra.

Gostaste deste conteúdo?

  • Reply
    Andreia Morais
    11/12/2021 at 18:54

    Obrigada, de coração, por partilhares o de 2022! Será muito útil <3

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      12/12/2021 at 10:40

      Não imaginas o quanto este comentário me deixa feliz!!!! 😭💙🙏

share your theory

%d bloggers like this: