Livros

12 Livros para 2022

03/01/2022
livros para 2022

Tenho de começar estes 12 livros para 2022 a dizer-te, com a maior sinceridade, que o plano dos 12 livros para 2021 foi um falhanço total… tal como os meus objetivos de 2021 — dos quais falaremos na quarta-feira. Dado o falhanço (só li um dos livros), este ano decidi fazer as coisas de uma forma um bocadinho diferente.

Objetivos literários para 2022

Se leste a retrospetiva literária de 2021, já sabes um dos objetivos. O outro vem do ano passado. Acabei por não ler nada de García Márquez em 2021, nem sei porquê, mas já tenho saudades. Felizmente, preciso de o ler para um trabalho, portanto já adianto objetivos!

12 Livros para 2022

Este ano quis dar uma nova vida a estas listas dos 12 livros para o ano. A grande motivação veio do facto de não ter lido a lista do ano passado. Não é algo estranho para mim, porque muitas vezes decidir os livros que quero ler em determinado período de tempo tem o efeito contrário e acabo a não os ler.

Então, em 2022, os 12 livros para 2022 vão ser divididos em três grupos. Espero que estejas a ficar entusiasmad@, porque este é o melhor 12 livros para um ano que este blog já viu. Ready?

3 temas para os 12 livros para 2022

Gosto muito de ver movimentos para destacar as livrarias independentes, no entanto não sou fundamentalista. Ter trabalhado nos bastidores de uma grande rede de livrarias fez-me ter uma ideia diferente do trabalho das livrarias dependentes e das pessoas que lá trabalham. No entanto, quero sempre fazer a minha parte e ajudar o mercado livreiro português porque sei o quanto ele é valioso.

A minha ideia, uma espécie de desafio, é comprar um livro por trimestre numa livraria independente, cada uma diferente da anterior. Além de ter um livro novo a cada trimestre, quero também partilhar a experiência de compra e apresentar-te uma livraria diferente. É um desafio sem qualquer patrocínio.

Vai ser bom ter uns livros novos de vez em quando, maaaaas tenho muitos outros por ler e quero dar-lhes algum vazão. Como tenho livros físicos e ebooks decidi que ia dividi-los em dois, quatro para cada. Em livros físicos já sei quais serão os primeiros. Em ebooks ainda vou decidir, de acordo com a vontade do momento.

Sei que esta versão dos 12 livros para 2022 vai muito mais ao encontro da minha forma de ser e vai funcionar melhor. Espero que fiques por esse lado para acompanhar. Que livros queres ler em 2022?

Gostaste deste desafio?

  • Reply
    Andreia Morais
    03/01/2022 at 19:00

    Adorei esta nova abordagem! E adoro quando, mesmo sem sabermos, estamos em sintonia, porque também queria apostar mais em livrarias independentes. O ano passado, fi-lo em 3 ou 4 momentos e gostei imenso da experiência, até optei por abraçar livros às cegas 🙂

    Espero que tenhas um ano livrólico fantástico!

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      08/01/2022 at 14:54

      Temos de trocar impressões sobre livrarias independentes!

share your theory

%d bloggers like this: