Reviews de Livros

HOLD STILL [NINA LACOUR]

hold still - nina lacour

Tenho sempre receio de ler livros onde, por algum motivo, se aborde o suicídio. Tenho receio da forma como introduzem o tema, como o explicam e até mesmo da responsabilidade que é necessária para tratar o tema. Hold Still, da Nina LaCour, é um livro complicado, que deixa um nó na garganta e que mostra que é possível falar correctamente sobre saúde mental num livro para jovens adultos, sem sensacionalismo, sem irresponsabilidade.  

A história resume-se assim: a melhor amiga de Caitlin, Ingrid, morreu por suicídio e Caitlin é deixada sozinha, com milhares de perguntas e dúvidas. A nova aluna da escola, Dylan, tenta aproximar-se dela e criar amizade, mas Caitlin não sabe até que ponto está pronta para uma nova melhor amiga. Quando Caitlin encontra o diário de Ingrid, começa a lê-lo, em busca de respostas, mas nem tudo o que ela encontra é fácil de assimilar.

Hold Still não é um livro fácil de ler

Não foi fácil ler as entradas do diário, visto que algumas eram realmente fortes, carregadas de dor e tristeza. Também não foi sempre fácil compreender o ponto de vista da Caitlin. Há um momento em que uma personagem lhe pergunta como é que a Ingrid fez. Caitlin não responde logo e umas cenas depois aproxima-se da personagem, quase sem aviso, e diz-lhe, de rajada. Aí percebi completamente a dor que a Caitlin também sentia, embora ache que aquela cena podia ter sido feita de outra forma.

Apesar de ser forte e difícil de ler em algumas partes, foi um livro de que gostei e que me marcou de tal forma que estão a ler sobre ele em Junho quando eu já o terminei em Abril. Talvez vos pareça algo semelhante a 13 Reasons Why, do Jay Asher, mas achei o Hold Still mais responsável, mais forte e melhor escrito.

*Comprar*
Wook: Ebook em inglês | Livros em inglês
Bertrand: Livro em inglês
Book Depository: Livro em inglês

Disclaimer

Por ser um livro que aborda suicídio e saúde mental não posso deixar de fazer um disclaimer. Se, por algum motivo, forem temas que não vos fazem sentir bem ou que mexem convosco de uma forma mais pessoal, se são temas que provocam algum tipo de gatilhopor favor, não leiam o livro. Lembro que podem e devem procurar ajuda. Linhas de apoio/prevenção de suicídio (Portugal): aqui.


Título original: Hold Still
Autor: Nina LaCour
Ano: 2009

3 Comentários

  • Reply
    Patrícia Lobo
    15/06/2019 at 15:06

    Já tinha ouvido falar neste livro, provavelmente no canal da Pam Gonçalves ou da Bel Rodrigues, e fiquei bastante curiosa para o ler. É um tema que não é gatilho para mim, mas que me interessa muito.

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      15/06/2019 at 15:52

      Acho que a Pam já falou da autora! 😊 Tens de procurar, porque ainda há não muito tempo esteve com uma promoção boa na Kindle Store!

  • Reply
    Andreia Morais
    15/06/2019 at 20:42

    Vou adicionar este livro à minha lista! Tal como a Patrícia referiu, este tema para mim também não é um gatilho, mas interessa-me, até porque, infelizmente, é uma realidade muito presente. E a literatura pode ajudar de alguma forma

share your theory

%d bloggers like this: