Tecnologia

Aplicações Preferidas (Edição 2020)

aplicações preferidas

Há dois anos publiquei sobre as minhas aplicações preferidas e sobre as aplicações mais úteis que tinha no telemóvel. Passaram dois anos e umas aplicações deixaram de ser usadas, outras foram substituídas, pelo que decidi que estava na altura de fazer uma actualização nas minhas aplicações preferidas.

As minhas aplicações preferidas - edição 2020

O meu telemóvel só tem 16 GB de memória interna, portanto acabo por ser mais selectiva com as aplicações que instalo e raramente deixo aplicações a que não dê uso. Várias destas aplicações uso há anos, portanto já mantenho uma relação séria com elas e não é à toa que são as minhas aplicações preferidas.

Tento só manter aplicações que use regularmente, excepto a que permite localizar o dispositivo e algumas que, de momento, não me são propriamente úteis, mas que ainda não me apetece desinstalar: Waze, Moovit, CP e a do cartão refeição (que ainda tem dinheiro). De resto, não acumulo aplicações que não uso.

Adobe Photoshop Mix

A edição que faço às minhas fotografias é maioritariamente no Lightroom, mas tenho experimentado algumas aplicações de Photoshop e a Adobe Photoshop Mix é a que utilizo mais. Quando faço Instagram Stories com fotografias e imagens sobrepostas faço-o quase sempre aqui.

Clue

Já falei tantas vezes sobre esta aplicação que já sobra pouco para dizer sobre ela. É uma aplicação para registar e controlar o calendário menstrual e uso-a há quatro anos, o que lhe permite conseguir enviar-me notificações quando estou perto da TPM, por exemplo. Uso-a diariamente e não dispenso.

Duolingo

Acho que, além do TV Time, esta é das raras aplicações que prefiro usar no telemóvel a usar no computador. Quando comecei a usar o Duolingo só usava no computador, mas rapidamente percebi que a aplicação era o ideal para aquelas aulas mais rápidas. Já falei sobre a experiência com o Duolingo nesta publicação.

Evernote

Desde que a comecei a usar, há dois anos, não voltei a procurar outra aplicação de bloco de notas. Além de ser uma ferramenta que uso para o blog, é também o local ideal para guardar algumas informações de que preciso várias vezes ou para escrever algo quando a inspiração chega e não há papel ao pé.

Google Calendar

Quando comecei a usar o Google Calendar como agenda (em complemento à agenda física) percebi que tinha ali um amigo para a vida e não me enganei. Se no computador é o primeiro separador a abrir e o último a fechar, no telemóvel também consulto várias vezes, principalmente de manhã.

Lightroom

Editar em Lightroom mudou a minha vida, tanto na versão mobile como na versão para desktop. Normalmente, a edição é sempre com um ou outro preset que tenho guardados, o que facilita o trabalho, mas mesmo que a ideia seja só tornar uma fotografia mais clara ou com cores mais bonitas é sempre a esta aplicação que recorro.

Preview

Eu não planeio o meu feed de Instagram com muito rigor. No entanto, tenho sempre tantas fotografias que quero publicar que decidi que queria uma aplicação para me orientar. Escolhi a Preview, onde dá para perceber como fica o feed, mas que uso basicamente para saber as fotografias que quero publicar, por ordem… mas com muitas alterações pelo meio. Quando tenho paciência ou inspiração, escrevo as legendas lá e depois é só copiar. Podia ter as fotografias para publicar numa pasta ou algo do género, mas assim sinto-me mais organizada… e a organização também conta.

Gostaste deste conteúdo?

De momento, são estas as minhas aplicações preferidas. Confesso que foi um exercício engraçado ver as publicações de 2018, uma delas antes de ter o telemóvel que tenho agora, e ver que grande parte das aplicações se mantém. 

2 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    09/06/2020 at 17:08

    O Evernote é mesmo um indispensável, sobretudo, quando já estou deitada e tenho alguma ideia :p
    Gostei imenso do Lightroom e fiquei curiosa com o Adobe Photoshop Mix

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      27/06/2020 at 10:54

      Tens de testar! Até pode nem ser útil para ti, mas vale a pena ver as funcionalidades destas aplicações Photoshop.

share your theory

%d bloggers like this: