Produtividade é uma palavra que parece andar sempre nas bocas do mundo. Aliás, é algo que, na minha lista de ideias, surge uma mão cheia de vezes. Também é algo que acaba por se tornar relativo. O que é ser produtivo? Se falarmos em termos económicos restritos, é muito fácil definir produtividade como a relação entre o que é produzido e os factores de produção.
No entanto, num sentido mais abrangente, ser produtivo pode ir além daquilo que produzimos. Podes sentir-te produtivo por estares a assistir a uma aula ou por estares a ler um livro. Para o caso desta publicação, por exemplo, senti-me produtiva depois de organizar todas as minhas ideias num só local. E para aumentar a produtividade recorri às perguntas do Instagram, para que me pudessem dizer números de forma a prioritizar ideias. É produtividade no sentido mais restrito? Não, mas ajuda.
Como ser mais produtivo em 3 passos
Respeita as horas de descanso
Quando comecei o novo trabalho passei a sentir-me muito pouco produtiva: no trabalho fazia muitas coisas, em casa já não tinha energia para grande coisa. Li muitas dicas, vi muitas opiniões e no final percebi que tinha as respostas todas, só estava demasiado cansada para pensar nelas.
Para mim, o descanso é a parte mais importante da minha produtividade… e também é a que menos respeito. Vivemos num mundo que a produtividade parece não chegar: temos de ser super-produtivos, não podemos parar, não podemos descansar. No entanto somos muito mais produtivos se soubermos descansar. Pelo menos eu sinto-me mais produtiva se tiver descansado.
Nem sempre é um descanso livre de culpas. São raros os fins de dia em que faço algo normalmente produtivo, depois do trabalho, e por vezes sinto que devia usar esse tempo para algo útil e produtivo: estudar, trabalhar noutra coisa, sei lá. Mas tenho tentado respeitar o meu tempo de descanso. E resulta.
Cria uma Lista de tarefas
Esta deve ser a forma mais fácil de facilitar a produtividade: fazer uma lista de tarefas para o dia ou para a semana. Gosto de fazer estas to do lists para ter uma ideia clara do que preciso de fazer e não cair no erro de me sentir perdida porque não sei o que tenho para fazer.
Claro que esta lista resulta melhor ainda se for conjugada com uma lista de prioridades. Dessa forma, além de saberes o que tens para fazer, sabes o que é mais importante e o que precisas de fazer primeiro.
Para me ajudar nestas coisas tenho usado o bullet journal e o Notion.
Arruma o teu espaço de trabalho
Um espaço de trabalho arrumado e organizado dá logo outra vontade de trabalhar, não achas? Para mim é essencial. Antes de começar a trabalhar coloco tudo aquilo de que preciso em cima da mesa, acessível, e arrumo a bagunça do dia anterior.
Pode parecer algo não muito importante, mas já reparaste que quando se trata de procrastinar até uma folha fora do lugar pode tornar-se muito apelativa? Se tiveres tudo arrumado é meio caminho para não haver distracções na tua secretária.
Além disso, é a tal regra dos dois minutos: se demora menos de dois minutos a fazer deves fazer logo e se arrumares a secretária todos os dias vai demorar menos de 2 minutos a fazê-lo.
Ótimas dicas 🙂
Queremos ser tão produtivos, que a palavra descanso nem entra no nosso vocabulário e, para mim, também é uma parte fundamental do processo, até porque só assim conseguimos estar predispostos a fazer e a corresponder!
Assino por baixo as outras duas dicas 🙂
Adoro fazer listas com os meus afazeres! Mesmo que não os cumpra a todos, há uns pontos que precisam sempre de ser listados, cumpridos e riscados, para eu saber que, pelo menos, cumpri com eles.
Ainda dentro da lista de afazeres, o que aprendi a fazer foi a apontar o que faço ao longo do dia e que não está na lista. Por vezes, não apontamos que queremos lavar e arrumar a loiça, ou mesmo um conjunto de alongamentos, fazêmo-los e, ainda assim, é como se o dia não tivesse acontecido…
As pequenas tarefas são também fruto da produtividade, basta que compreendamos o que ela significa para nós! ?
LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST
Excelentes dicas .