2022: o ano em livros

2022 foi um ano inconstante na leitura. Tive meses em que mal li, como aconteceu em outubro, e tive meses em que quase li uma dezena num mês, como aconteceu em fevereiro ou em agosto. Também foi um ano em que comprei muitos livros físicos, algo que quero controlar em 2023 — mas falamos sobre isso na devida altura. O meu objetivo para o ano era ler 40 livros, um número pensado tendo em conta dois fatores: em 2021 tinha lido 47 livros e contava ter muito tempo ocupado pelo mestrado, pelo que não me queria sentir pressionada ou desiludida se não estivesse a ler ao ritmo que queria. Acabei a ler 65 livros. Este é um pequeno resumo desses 65 livros.

2022 em livros

páginas lidas
0

Uma das minhas surpresas literárias do ano foi ter dado por mim a procurar ativamente poesia. Dificilmente me verão a analisar este género, mas confesso que encontrei muitas vezes na poesia o caminho para sair de algumas ressacas literárias ou para conseguir expressar alguns sentimentos. Da poesia, destaco: Paixão, Night Sky With Exit Wounds letters to the person i was.

Sinto que também fui uma leitora não-centralizada. Li sobre realidades e li autores de várias partes do globo. Seguir perfis de bookstagram booktok que também promovem esta diversidade literária ajuda, claro. Voltei à Chimamanda, li autores asiáticos, sul americanos e muitos portugueses.

Em retrospetiva, não foi um mau ano em leituras. Dei 4 estrelas a muitos livros (quarenta!), quase esqueci os livros que me desiludiram e comecei a preparar-me para muitas mais leituras em 2023.

Livros 2 estrelas
Livros 2 estrelas
Livros 3 estrelas
Livros 4 estrelas
Livros 5 estrelas
5/5

Livros 5 estrelas

4/5

Livros 4 estrelas

3/5

Livros 3 estrelas

2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021

2 Replies to “2022: o ano em livros”

  1. Foi uma bela caminha literária! Espero que 2023 siga o mesmo registo, para conheceres histórias incríveis 😀
    Cá estarei para acompanhar a aventura

  2. Whoaaaaa 😵😵🤯 que felicidade estar numa retrospectiva literária 😭✨💙 epaaa
    Leste tanto, omg!!! Não me recordo de alguma vez ter lido tantos livros hahahah
    Exetuando o que escrevi, há 3 livros que também já li: a gente mira no amor e acerta na solidão (li por influência tua), todos devemos ser feministas e os sete maridos de evelyn hugo 🙌
    Tenho em mente ler, em 2023, pelo menos dois livros por mês. Os que vierem por acrescento, serão muito bem-vindos. Espero que todos tenhamos leituras que nos preencham, não importe o tema 😎🫶🏾

partilha a tua teoria...