Há dois anos publiquei sobre as minhas aplicações preferidas e sobre as aplicações mais úteis que tinha no telemóvel. Passaram dois anos e umas aplicações deixaram de ser usadas, outras foram substituídas, pelo que decidi que estava na altura de fazer uma actualização nas minhas aplicações preferidas.
As minhas aplicações preferidas - edição 2020
O meu telemóvel só tem 16 GB de memória interna, portanto acabo por ser mais selectiva com as aplicações que instalo e raramente deixo aplicações a que não dê uso. Várias destas aplicações uso há anos, portanto já mantenho uma relação séria com elas e não é à toa que são as minhas aplicações preferidas.
Tento só manter aplicações que use regularmente, excepto a que permite localizar o dispositivo e algumas que, de momento, não me são propriamente úteis, mas que ainda não me apetece desinstalar: Waze, Moovit, CP e a do cartão refeição (que ainda tem dinheiro). De resto, não acumulo aplicações que não uso.
Adobe Photoshop Mix
A edição que faço às minhas fotografias é maioritariamente no Lightroom, mas tenho experimentado algumas aplicações de Photoshop e a Adobe Photoshop Mix é a que utilizo mais. Quando faço Instagram Stories com fotografias e imagens sobrepostas faço-o quase sempre aqui.
Clue
Já falei tantas vezes sobre esta aplicação que já sobra pouco para dizer sobre ela. É uma aplicação para registar e controlar o calendário menstrual e uso-a há quatro anos, o que lhe permite conseguir enviar-me notificações quando estou perto da TPM, por exemplo. Uso-a diariamente e não dispenso.
Duolingo
Acho que, além do TV Time, esta é das raras aplicações que prefiro usar no telemóvel a usar no computador. Quando comecei a usar o Duolingo só usava no computador, mas rapidamente percebi que a aplicação era o ideal para aquelas aulas mais rápidas. Já falei sobre a experiência com o Duolingo nesta publicação.
Evernote
Desde que a comecei a usar, há dois anos, não voltei a procurar outra aplicação de bloco de notas. Além de ser uma ferramenta que uso para o blog, é também o local ideal para guardar algumas informações de que preciso várias vezes ou para escrever algo quando a inspiração chega e não há papel ao pé.
Google Calendar
Quando comecei a usar o Google Calendar como agenda (em complemento à agenda física) percebi que tinha ali um amigo para a vida e não me enganei. Se no computador é o primeiro separador a abrir e o último a fechar, no telemóvel também consulto várias vezes, principalmente de manhã.
Lightroom
Editar em Lightroom mudou a minha vida, tanto na versão mobile como na versão para desktop. Normalmente, a edição é sempre com um ou outro preset que tenho guardados, o que facilita o trabalho, mas mesmo que a ideia seja só tornar uma fotografia mais clara ou com cores mais bonitas é sempre a esta aplicação que recorro.
Preview
Eu não planeio o meu feed de Instagram com muito rigor. No entanto, tenho sempre tantas fotografias que quero publicar que decidi que queria uma aplicação para me orientar. Escolhi a Preview, onde dá para perceber como fica o feed, mas que uso basicamente para saber as fotografias que quero publicar, por ordem… mas com muitas alterações pelo meio. Quando tenho paciência ou inspiração, escrevo as legendas lá e depois é só copiar. Podia ter as fotografias para publicar numa pasta ou algo do género, mas assim sinto-me mais organizada… e a organização também conta.
De momento, são estas as minhas aplicações preferidas. Confesso que foi um exercício engraçado ver as publicações de 2018, uma delas antes de ter o telemóvel que tenho agora, e ver que grande parte das aplicações se mantém.
O Evernote é mesmo um indispensável, sobretudo, quando já estou deitada e tenho alguma ideia :p
Gostei imenso do Lightroom e fiquei curiosa com o Adobe Photoshop Mix
Tens de testar! Até pode nem ser útil para ti, mas vale a pena ver as funcionalidades destas aplicações Photoshop.