#umportuguêspormês

O que ler para o #umportuguêspormês

30/06/2020
livros portugueses

Já estamos a terminar o primeiro mês de #umportuguêspormês e achei que era uma altura tão boa quanto qualquer outra para te apresentar uma lista de livros portugueses que vale a pena ler, dentro dos mais variados géneros. Tentei fazer uma lista variada, mas apenas com livros aos quais dei 4 e 5 estrelas no Goodreads, embora a ordem seja aleatória.

10 livros portugueses para leres #umportuguêspormês

Não-ficção

No campo da não-ficção decidi incluir dois livros de jornalistas portugueses, dois livros sobre língua portuguesa e um livro sobre emprego, que continua a ser tão útil em 2020 como foi em 2017. Apesar dos dois sobre língua portuguesa, os temas são diferenciados. O primeiro é sobre uma viagem na Nacional 2 e o segundo é sobre relatos de guerra, por exemplo.

Ficção

Escolher os livros de ficção foi mais complicado, mas tinha de começar por Crónica dos Bons Malandros, sem dúvida, e o resto acabou por se compor. Há thriller, há autores novos, há poesia e há um livro talvez menos conhecido, mas muito bom.

Extra (que é como quem diz: percebi que queria recomendar mais de dez livros)

Se podia ter mudado o texto anterior para incluir estes também? Claro que sim, mas não é mais giro chegares aqui e teres um extra? Confesso que o incluí porque, à medida que apontava os livros de ficção, ia deixando outros para trás e fiquei com pena, portanto incluí outros quatro que também vale a pena leres. Os Maias A Lua de Joana são clássicos e já dediquei algumas palavras aos outros dois, pelo que a lista de sugestões fica bem mais completa assim.

Gostaste deste conteúdo?

Além de poderes acompanhar no blog as publicações dedicadas ao #umportuguêspormês, podes seguir a hashtag no Instagram e ver o que os outros participantes estão a ler.

  • Reply
    Andreia Morais
    30/06/2020 at 20:09

    Como adoro Debaixo de Algum Céu. Qualquer dia, tenho que o reler *-*
    Também tenho Os Maias e A Lua de Joana para ler este ano.
    Este mês, li três portugueses: Felizmente Há Luar, A Mulher que Correu Atrás do Vento e O Guarda da Praia

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      04/07/2020 at 11:26

      Já estás num nível muito mais avançado: três portugueses por mês! 😂

share your theory

%d bloggers like this: