Guest Post Saúde

Guest Post: Nutrição para Todos

24/08/2020
nutrição para todos
Nutrição para todos
Inês Martins Mota
Nutricionista

 

Este texto foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico. Foi escrito para este projecto e é reproduzido aqui com autorização da autora.

 

Existem duas reações típicas quando partilho com alguém que sou nutricionista:

1) uma necessidade quase irracional de me garantirem que nunca precisaram de uma ou 2) uma curiosidade inabalável sobre tudo (e, especialmente, de confirmar o que é ou não verdade).

É caricato, mas também reflete bem a perceção da população em relação à nutrição. Uma mistura de caos e interesse que, por um lado, só justifica que continuemos a apostar na investigação das ciências da nutrição, mas que, por outro, gera uma popularidade negativa em torno da alimentação, através de partilhas sem fundamento científico, convicções pessoais, ideias baseadas enquanto consumidores (e não enquanto nutricionistas), e de falácias de autoridade (digo que é assim porque sou e fiz isto, logo, é verdade/inquestionável).

A nutrição acaba por ganhar uma dimensão errada pela confusão entre alimentação na perspetiva de consumidor e alimentação enquanto área científica da saúde.