kit básico de saúde mental

Categories:

No Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebrou no dia 10 de Outubro, numa das várias publicações que vi, descobri uma coisa chamada Kit Básico de Saúde Mental. Investiguei o assunto e deparei-me com uma espécie de curso de introdução à saúde mental. Claro que me inscrevi logo. O kit consiste, na verdade, num curso de cerca de 90 minutos de duração, divididos em vários módulos. Depois de ter concluído as aulas, de que gostei muito, decidi vir falar-te sobre o curso.

 

O que é o Kit Básico de Saúde Mental?
Criado pela ManifestaMente, uma iniciativa cidadã pela Saúde Mental, é definido como uma sessão com a informação essencial sobre saúde mental que todos nós devíamos conhecer para lidarmos com as nossas dificuldades e as das pessoas que nos rodeiam. O projecto foi co-financiado pela Direcção-Geral de Saúde e pelo Programa Nacional para a Saúde Mental.

 

O kit básico

Organizado em 9 capítulos, cada um com uma aula em vídeo, senti que o Kit Básico cumpriu exactamente aquilo a que se propunha: dar as bases da saúde mental, de forma acessível a todos. Os vídeos são curtos (nenhum deles ultrapassa os dez minutos de duração) e as explicações e os exemplos são simples e compreensíveis.

Os módulos que encontras no curso são:

A mais-valia do curso

Além de interessante e explicativo, sinto que este mini-curso pode ser uma excelente mais-valia para escolas e organizações porque é fácil de assistir e permite realmente saber o básico sobre saúde mental em pouco tempo. Acho realmente bom o facto de as aulas serem adaptáveis a todo o tipo de pessoas ou de objectivos de visualização, porque vai permitir que realmente todas as pessoas consigam ser informadas sobre saúde mental.

Eu gostei muito das aulas e senti que conseguia passar mais uma ou duas horas a assistir vídeos daquele curso. É, claro, um curso simples e ao qual deve acrescer mais estudo, mas é isso mesmo que é suposto.

Se é um tema que te interessa ou que sentes que precisas de explorar, recomendo muito este Kit Básico da Saúde Mental.

5 Responses

partilha a tua teoria...