Livros

2020: Leituras do 1.º semestre

leituras semestre 2020

Escrevo sobre a maior parte dos livros que leio, no entanto há livros que, pelos mais variados motivos, não dão publicações. No entanto, queria escrever umas linhas sobre eles e dei por mim a pensar em como o fazer. A separação entre estação não me agradou totalmente e, com o aproximar de Julho, acabei por escolher resumir as minhas leituras do 1.º semestre de 2020. Gostei tanto da ideia que vou também fazê-la, na próxima semana, para falar das coisas que vi, mas, para já, falemos de livros.

Um update sobre os projectos literários

Como deves saber, participo em dois clubes literários (o The Bibliophile Club e o Uma Dúzia de Livros), para os quais há um tema mensal. Além dos clubes, este ano desafiei-me a 20 livros para 2020, que entretanto teve uma adenda com 5 portugueses. Portanto, vamos lá ver como é que isto correu no 1.º semestre.

Nos 20 livros para 2020 falta-me 8 livros, sendo que um deles, o 1001 Albums, é para ir lendo e não para terminar este ano. Portanto, há ainda 7 livros para terminar este ano.

Com a adenda dos 5 livros portugueses a situação está mais avançada e só falta ler 2 livros, que estão planeados para o Verão.

No caso do Uma Dúzia de Livros, não participei nos temas de Fevereiro e Março e estou atrasada no tema de Junho, mas ainda vou ler. Algo semelhante aconteceu com o TBC. Neste caso não participei no tema de Fevereiro e juntei o de Maio ao de Junho… mas ainda não terminei. Ups.

Goodreads Reading Challenge

36 de 50 livros lidos 72%

O meu objectivo no Goodreads reading challenge é ler 50 livros e a situação está a correr de forma positiva. Já li 36 dos 50 e estimo que no final do Verão esteja perto de concluir o desafio.

Leituras do 1.º semestre

Para te falar das leituras do primeiro semestre do ano vou começar por te resumir o que achei dos livros que não tiveram direito a publicação. No final, terás a lista completa de livros lidos, com ligação directa a cada uma das publicações.

99 clássicos de cinema para pessoas com pressa, de Thomas Wengelewski

A premissa dos livros desta série e resumir, em quatro quadradinhos de banda desenhada e de forma sarcástica, histórias clássicas. Neste caso, filmes clássicos. É uma leitura que tem mais piada de acordo com o nosso conhecimento das histórias originais. É um livro descontraído, que dá uma boa prenda para pessoas que adoram cinema.

O Quidditch Através dos Tempos, de J.K. Rowling

É possível que este tenha sido o último livro que li da JKR? É, sim. É um livro pequenino, que, tal como o título indica, é sobre a história e regras do Quidditch. Lê-se num instante e é uma ideia engraçada, mas nada de extraordinário.

GNR, de Nuno Saraiva

O que fizeste com o teu primeiro ordenado? Eu paguei contas e cenas e comprei este livro para a minha mãe. É uma banda desenhada humorística sobre os GNR e tem um CD incluído. Não foi excelente, mas é uma leitura engraçada para fãs da banda.

The Lost Symbol, de Dan Brown

Há algum tempo fiz uma publicação sobre sagas literárias que queria continuar e finalmente avancei na empreitada. Este é o terceiro livro da série Robert Langdon e é, até agora, aquele de que menos gostei. Desta vez, o assunto foca-se em ciência e na maçonaria e, claro, tem uma parte religiosa à mistura. Apesar de ter sentido, em algumas partes, que nada acontecia, o Dan Brown consegue criar mistério nas histórias de uma forma magistral.

Parece, mas não é! e Com ou sem vírgula?, dos Guias Práticos da Porto Editora

A Porto Editora tem uma colecção de guias práticos sobre gramática e ortografia e estes dois foram os primeiros a vir cá para casa. Veredicto? Adorei ambos. O primeiro é sobre palavras e expressões que muitas pessoas confundem e o segundo é sobre o uso de vírgula. No caso do guia sobre vírgulas no final há exercícios, para tornar o guia realmente prático. Achei ambos muito úteis e no futuro vou comprar os restantes.

Signs of the Zodiac: Scorpio, da Patrizia Troni

Sim, li um livro sobre o meu signo. Acho alguma piada a astrologia e, por isso, este foi um livro descontraído para ler numa tarde. Esta colecção, Signs of the Zodiac, inclui, claro, um livro para cada signo.

2 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    03/07/2020 at 19:44

    Ando há algum tempo a querer partilhar um pouco como estão a correr as leituras deste ano. E, embora tenha completado o desafio do Goodreads, ainda não queria fazer aquela publicação “final”, com todos os dados e afins. Se me permitires, acho que me vou inspirar novamente em ti 😀
    Foi um 1º semestre muito produtivo! Continua que estás num ótimo caminho

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      04/07/2020 at 11:20

      Claro que permito! Achei que era uma forma prática de fazer um update da situação, portanto estás mais do que à vontade para replicar!

      Foi produtivo, mas espero que o 2.º seja mais!

share your theory

%d bloggers like this: